Planeta Funk
Planeta Funk: DJ Marlboro tocando de NY à Polônia; rede de TV das arábias interessada em documentário de funk carioca; hit do verão europeu chupado Deize Tigrona... O mundo tá de quatro pelo funk carioca!
Deu no “New York Times” que o funk carioca tá na moda. Também rolaram matérias nos jornais ingleses “The Times” e “The Independent”. A mídia especializada em música e comportamento foi ainda mais fundo no assunto – das americanas de enfoque underground, como “XLR8R”, “Blender” (revistas) e Earplug (online), até a Radio 1, emissora da comportada rede inglesa BBC.
A recente moda de funk não se restringe ao mundo ocidental, onde gringos costumam se engraçar por novidades vindas dos trópicos, sobretudo durante o verão (deles, que vai de junho a agosto). Até a Al Jazirah, do Quatar, rede de TV que Bin Laden usa pra mandar seus recadinhos, entrou na dança. A emissora revelou grande interesse pela compra do documentário “Sou Feia, Mas Tô Na Moda”, da videomaker brasileira Denise Garcia. Funk até nas Arábias? Demorô, já é!
O crescente interesse pelo filme, que retrata o cotidiano dos funkeiros e, em especial, das funkeiras, mostra que não é só a música, mas o universo dos bailes que atrai a atenção. “Canadá, Dinamarca, EUA, Polônia, Suíça, por aí vai”, enumera a diretora, referindo-se aos paí-ses que a abordaram sobre o documentário, que em inglês ganhou a fofa tradução “I’m Ugly But Trendy”.
“Eu acho que o interesse é porque se trata de uma música cheia de energia, vinda de um lugar onde não há motivo aparente para comemorar porra nenhuma. Junte a batida pesada com a vivacidade de um pessoal que sobrevive à base de nada, mulheres falando abertamente sobre sexo, uma classe média falida tentando reprimir sem conseguir e temos o processo que estamos vendo agora”, resume, muito perspicazmente, a videomaker.
Quer mais? “Bucky Done Gun”, um funk carioca cantado em inglês, tem tudo pra terminar a temporada de festivais no Hemisfério Norte como um dos hinos do verão. A música, incluída no CD de estréia da cantora inglesa M.I.A., é plágio de “Injeção”, hit de 2003 da funkeira Deize Tigrona. O DJ Marlboro, maior embai-xador do funk carioca dentro e fora do Brasil, acaba de finalizar dois remixes pra “Bucky Gun Done”, a pedido da própria M.I.A. O single será lançado pelo selo inglês XL Recordings. Não bastante, Marlboro se apresentou duas noites no começo de junho com a dupla M.I.A. e seu namorado, Diplo, no S.O.B’s, de Nova York. Os ingressos evaporaram duas semanas antes dos shows. Se restava alguma dúvida de que o funk tá na moda, ela acaba de acabar, né?
O caminho do funk
Dos morros cariocas para o mundo, o funk começou a chegar aos ouvidos da gringaiada há pouco mais de um ano e meio. Primeiro através de fatos isolados, como o co-mercial do jeep Nissan feito pra TV alemã, em 2003. A trilha era um funkão de arrebentar, criado pelo trio Tejo, Black Alien e Speed. De tão boa, a música levou prêmios internacionais e ganhou vida longe da TV. Virou single prensado em vinil, foi tocada em tudo que é pista da Europa e até Fatboy Slim fez remix pra música, que nasceu com o título de “Quem Que Cagüetou”, mas ficou famosa no planeta como “Follow Me, Follow Me”. O antenado jornalista inglês Alex Bellos botou foto dos neofunkeiros Tejo, Black Alien e Speed na capa do “The Guardian” e usou o sucesso da música como gancho pra emplacar uma longa matéria sobre os bailes funk do Rio. O título do artigo anteviu a febre atual: “Samba é coisa do passado”. A data? 11 de março de 2004.
Nos EUA, o crítico Sasha Frere-Jones, do “New Yorker”, reparou que uma cascata de matérias sobre funk carioca começou a aparecer na mídia do país uns 18 meses atrás. “Foi nesta época que notei os primeiros DJ sets com faixas de funk nos EUA”, lembra Frere-Jones, um fanático pelo gênero desde 2001, quando ganhou o primeiro CD de um amigo.
14:19
|
Marcadores:
electro funk,
groove funk,
mental funk,
techno funk
|
This entry was posted on 14:19
and is filed under
electro funk
,
groove funk
,
mental funk
,
techno funk
.
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
4 comentários:
Esse DJ precisa selecionar melhor as músicas que toca. Está dando oportunidade a muita gente sem o menor talento, escrevem meia dúzia de bobagens, coloca o tamborzão de fundo e ele põe para tocar no rádio e nos bailes.
ESTE CARA E UM ECELENTE CANTO GOSTO MUITO DAS SUA MUSICA .QUEM TE CRITICA É PORQUE TENHE INVEJA NAO TEM A CORAGEM QUE VOCÊ TEM PRA SUBIR NUM PACO E ABALAR AS BALADAS VOCÊ CANTA MUITO BEM CONTINUE ASSIM.
boa noite meu nome e michelle
e eu gostaria muito de ver e que vcs vicem o trabalho dos seguintes mcs pois sao eles que esta fazendo a diferença aqui em sao paulo
mc nando com o sucesso a fé fortalece e mc jair da rocha com o sucesso muleque danado
muito obrigado pelo espaço fiquem com deus!!
oi boa noite eu gostaria muito que vcs descem oportunide para quem esta comesando agora pois tem um mc que é muito bom e eu acho que voceis estao perdendo tenpo pois quando esse muleque canta ele canta de coraçao mais o melhor desse muleque
é que ele canta muito funk de rais ou seja so as raridades que hoje ajente nao ouvi mais o nome desse muleque é
mc nando e ele é de sao paulo
muito obrigada pela oportunidade
mc nando nos aqui da bahia estamos todos torcendu por vc
Postar um comentário