Planeta Funk

Planeta Funk: DJ Marlboro tocando de NY à Polônia; rede de TV das arábias interessada em documentário de funk carioca; hit do verão europeu chupado Deize Tigrona... O mundo tá de quatro pelo funk carioca!


Deu no “New York Times” que o funk carioca tá na moda. Também rolaram matérias nos jornais ingleses “The Times” e “The Independent”. A mídia especializada em música e comportamento foi ainda mais fundo no assunto – das americanas de enfoque underground, como “XLR8R”, “Blender” (revistas) e Earplug (online), até a Radio 1, emissora da comportada rede inglesa BBC.

A recente moda de funk não se restringe ao mundo ocidental, onde gringos costumam se engraçar por novidades vindas dos trópicos, sobretudo durante o verão (deles, que vai de junho a agosto). Até a Al Jazirah, do Quatar, rede de TV que Bin Laden usa pra mandar seus recadinhos, entrou na dança. A emissora revelou grande interesse pela compra do documentário “Sou Feia, Mas Tô Na Moda”, da videomaker brasileira Denise Garcia. Funk até nas Arábias? Demorô, já é!

funk
O crescente interesse pelo filme, que retrata o cotidiano dos funkeiros e, em especial, das funkeiras, mostra que não é só a música, mas o universo dos bailes que atrai a atenção. “Canadá, Dinamarca, EUA, Polônia, Suíça, por aí vai”, enumera a diretora, referindo-se aos paí-ses que a abordaram sobre o documentário, que em inglês ganhou a fofa tradução “I’m Ugly But Trendy”.

“Eu acho que o interesse é porque se trata de uma música cheia de energia, vinda de um lugar onde não há motivo aparente para comemorar porra nenhuma. Junte a batida pesada com a vivacidade de um pessoal que sobrevive à base de nada, mulheres falando abertamente sobre sexo, uma classe média falida tentando reprimir sem conseguir e temos o processo que estamos vendo agora”, resume, muito perspicazmente, a videomaker.

Quer mais? “Bucky Done Gun”, um funk carioca cantado em inglês, tem tudo pra terminar a temporada de festivais no Hemisfério Norte como um dos hinos do verão. A música, incluída no CD de estréia da cantora inglesa M.I.A., é plágio de “Injeção”, hit de 2003 da funkeira Deize Tigrona. O DJ Marlboro, maior embai-xador do funk carioca dentro e fora do Brasil, acaba de finalizar dois remixes pra “Bucky Gun Done”, a pedido da própria M.I.A. O single será lançado pelo selo inglês XL Recordings. Não bastante, Marlboro se apresentou duas noites no começo de junho com a dupla M.I.A. e seu namorado, Diplo, no S.O.B’s, de Nova York. Os ingressos evaporaram duas semanas antes dos shows. Se restava alguma dúvida de que o funk tá na moda, ela acaba de acabar, né?

O caminho do funk
Dos morros cariocas para o mundo, o funk começou a chegar aos ouvidos da gringaiada há pouco mais de um ano e meio. Primeiro através de fatos isolados, como o co-mercial do jeep Nissan feito pra TV alemã, em 2003. A trilha era um funkão de arrebentar, criado pelo trio Tejo, Black Alien e Speed. De tão boa, a música levou prêmios internacionais e ganhou vida longe da TV. Virou single prensado em vinil, foi tocada em tudo que é pista da Europa e até Fatboy Slim fez remix pra música, que nasceu com o título de “Quem Que Cagüetou”, mas ficou famosa no planeta como “Follow Me, Follow Me”. O antenado jornalista inglês Alex Bellos botou foto dos neofunkeiros Tejo, Black Alien e Speed na capa do “The Guardian” e usou o sucesso da música como gancho pra emplacar uma longa matéria sobre os bailes funk do Rio. O título do artigo anteviu a febre atual: “Samba é coisa do passado”. A data? 11 de março de 2004.

Nos EUA, o crítico Sasha Frere-Jones, do “New Yorker”, reparou que uma cascata de matérias sobre funk carioca começou a aparecer na mídia do país uns 18 meses atrás. “Foi nesta época que notei os primeiros DJ sets com faixas de funk nos EUA”, lembra Frere-Jones, um fanático pelo gênero desde 2001, quando ganhou o primeiro CD de um amigo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse DJ precisa selecionar melhor as músicas que toca. Está dando oportunidade a muita gente sem o menor talento, escrevem meia dúzia de bobagens, coloca o tamborzão de fundo e ele põe para tocar no rádio e nos bailes.

Anônimo disse...

ESTE CARA E UM ECELENTE CANTO GOSTO MUITO DAS SUA MUSICA .QUEM TE CRITICA É PORQUE TENHE INVEJA NAO TEM A CORAGEM QUE VOCÊ TEM PRA SUBIR NUM PACO E ABALAR AS BALADAS VOCÊ CANTA MUITO BEM CONTINUE ASSIM.

michelle disse...

boa noite meu nome e michelle
e eu gostaria muito de ver e que vcs vicem o trabalho dos seguintes mcs pois sao eles que esta fazendo a diferença aqui em sao paulo
mc nando com o sucesso a fé fortalece e mc jair da rocha com o sucesso muleque danado
muito obrigado pelo espaço fiquem com deus!!

michelle disse...

oi boa noite eu gostaria muito que vcs descem oportunide para quem esta comesando agora pois tem um mc que é muito bom e eu acho que voceis estao perdendo tenpo pois quando esse muleque canta ele canta de coraçao mais o melhor desse muleque
é que ele canta muito funk de rais ou seja so as raridades que hoje ajente nao ouvi mais o nome desse muleque é
mc nando e ele é de sao paulo
muito obrigada pela oportunidade
mc nando nos aqui da bahia estamos todos torcendu por vc